Por que as pessoas saem da igreja? {Parte I}



Infelizmente (ou felizmente) não vou apresentar estatísticas feitas por algum instituto de pesquisas renomado. Minha intenção não é te persuadir através dos números.

Vou me basear em mim mesma, citando alguns motivos pelos quais bati no peito e afirmei veementemente que eu não precisava frequentar uma igreja para me relacionar com Deus. Para o post não ficar muito longo, vou dividi-lo em 2 partes.

Se você se converteu há algum tempo, me diga: quantas pessoas você já conheceu ao longo da sua trajetória cristã, que caminhava lado a lado contigo e que pararam no meio do caminho? 

Sou uma dessas pessoas que já estacionou meio do caminho. 

Se você sondar entre seus amigos pra saber quais os motivos levam uma pessoa a abandonar a igreja, praticamente tudo o que você ouvir, girará em torno da EXPECTATIVA FRUSTRADA.



VOCÊ NÃO PODE ACIONAR DEUS ATRAVÉS DE UM BOTÃO


A primeira frustração é que Deus NÃO é um mordomo e não vai resolver todos os problemas. 

Muitas pessoas começam a frequentar a igreja com a ideia de que Deus tem uma varinha mágica e, é só pedir "em nome de Jesus" e tudo estará resolvido. Está escrito “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

Alivio significa DIMINUIÇÃO de peso, carga ou sofrimento, consolo, descanso. Nossos problemas são aliviados, porque Deus é maior que tudo e que Ele é o nosso "Socorro bem presente na hora da angústia" Salmos 46.1

Não é difícil encontrar alguém que se diga decepcionado porque um parente não foi curado, porque se encontra em desemprego, ou porque não foi respondido em algum pedido de oração, dentre outras situações.

Deus é o maior interessado em que tenhamos uma vida plena: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” João 10:10

O problema está na motivação. Não devemos frequentar uma igreja por causa das bênçãos, mas pra ter um relacionamento com Jesus. “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33

Se tornar um cristão e viver de acordo com a Palavra não é garantia de resolução instantânea de problemas, mas é garantia de vida eterna. 

OS CRENTES TAMBÉM ERRAM


Outra expectativa que é rapidamente frustrada, é descobrir que dentro das igrejas as pessoas também cometem erros. Sim, as pessoas pecam. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23 

Todos nós pecamos porque nossa natureza é pecaminosa {Romanos 5:12} e estamos sujeitos a falhar o tempo todo. Isso não é uma carta branca pra errarmos deliberadamente e sim, um alerta para permanecermos o tempo todo atentos em nossas atitudes."Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26:41

Há pouco tempo, conversei com uma pessoa para saber como estava indo seu ministério e qual foi minha surpresa, ao saber que ela havia abandonado a igreja. Quando questionei o motivo, a resposta foi: "Muita decepção, muita gente falsa e fofoqueira".

Logo após as eleições, atendi uma cliente que disse que saiu da igreja porque o pastor havia levado um candidato que ela não aprovava ao púlpito da igreja e aquilo era absurdo.

Ninguém é perfeito, a começar por mim mesma. Como posso cobrar perfeição das pessoas? Como posso criar a fantasia de que, porque estou lidando com um cristão, ele nunca vai me decepcionar? Como posso criar um modelo de conduta pra alguém, baseada nas minhas expectativas?

O primeiro passo para lidar melhor com essa situação, é olhar pra dentro de si mesmo e reconhecer que o único em que se encontra toda perfeição é Deus. Devemos nos espelhar e nos inspirar em Jesus, que veio à terra como homem, passou por diversas situações e mesmo assim, não pecou. 

DIFICULDADE DE LIDAR COM CONFRONTO


É inegável que deve haver uma mudança de comportamento se realmente quisermos assumir um relacionamento íntimo com Deus. Isso complica quando não se vê problemas em condutas que a Palavra reprova.

Há quem não queira abandonar a bebida alcoólica, o sexo antes do casamento, a roupa sensual, os palavrões, as músicas com letras pejorativas, {coloque um motivo aqui ___________} simplesmente porque acham que isso não as faz mais ou menos crentes. Não vou entrar em detalhes nesse post {faremos isso futuramente}. Realmente o que te salva não é o que você faz {não é mérito seu} pois somos salvos pela Graça, mas algumas atitudes nos afastam de Deus e limitam o nosso relacionamento com Ele.

A dificuldade em reconhecer que precisa de mudança, leva muitos à saírem da igreja, simplesmente por acharem que nunca conseguirão permanecer firmes. Sem contar que em diversas situações, alguns deslizes cometidos são expostos {erroneamente} pelos seus líderes, gerando um enorme constrangimento.

Talvez seu caso seja outro: achar que precisa ser muito santo e muito espiritual e colocar isso num patamar inatingível. 

Falaremos disso e de outras situações no próximo post.

Com amor,
Regiane

3 comentários

  1. Que texto incrível, simples, profundo e objetivo Regiane. Exatamente todas as coisas que eu gostaria de fazer meu melhor amigo entender mas ainda não sabia como e por onde começar com ele. Continue escrevendo, você é usada pra isso. Graça e paz querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz por você ter se identificado com meu texto. Feliz porque o propósito desse blog é alcançar pessoas e falar de Jesus. Que o Espírito Santo continue falando através de mim, pois sem Ele, não sou minimamente capaz de escrever uma linha sequer.

      Obrigada pela sua visita. Volte mais vezes ❤️

      Excluir
  2. Texto muito verdadeiro! Parabéns pelo blog, que Deus continue te usando!

    ResponderExcluir

A melhor forma de demonstrar que você se importa, é dizendo! Comente :-)