Por que as pessoas saem da igreja? {Parte II}


No último post, falei um pouco sobre alguns motivos pelos quais deixei de frequentar a igreja em alguma fase da minha vida.

Dividi o post em duas partes para não ficar cansativo.

Eis outro motivo que já me fez sair da igreja:

NÃO QUERO DAR DINHEIRO PRO PASTOR


Essa é clássica! Com toda certeza do universo, se você nunca falou isso, já ouviu de alguém. 

“Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.” Atos 4:32-35

Eu tinha uma ideia deturpada e vazia do que era dar uma oferta em dinheiro na igreja. Já tive a nítida impressão que estava sustentando os luxos do pastor. 

Demorou um pouco até entrar na minha cabeça que a igreja (templo) tem suas necessidades a serem supridas. Água, luz, telefone, insumos para a Santa Ceia, produtos de limpeza, etc., não caem do céu (por mais que algumas pessoas achem isso).

Lidamos com pessoas e em todo âmbito social estamos sujeitos a encontrar indivíduos com boa ou má índole. Nem todo pastor fará uma gestão que você aprove, mas não generalize como se TODOS fizessem má uso do dinheiro arrecadado.


NÃO PRECISO FREQUENTAR UMA IGREJA


"Deus está dentro do meu coração, não preciso ir à igreja pra me relacionar com Ele". "A igreja não salva ninguém, quem salva é Deus". 

Ora, ora, ora. Vejamos o que significa igreja:

  • IGREJA: do grego ekklesía, significa comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo; grupo de pessoas que têm as mesmas aspirações, as mesmas ideias, a mesma doutrina.


Já saí da igreja porque minhas expectativas em relação à ela foram duramente frustradas. Eu sempre achava alguma falha, sempre achava que ela precisava melhorar. Por fim, achei que era totalmente desnecessário frequentá-la, se eu podia perfeitamente ler minha Bíblia em casa. 

Cheguei à conclusão que 

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." Eclesiastes 4:9-12

"Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo." 1 Coríntios 12:27

  • CORPO: na configuração da espécie humana, o conjunto formado por cabeça, tronco e membros; agregação de indivíduos, que exercem um mesmo ofício ou apresentam alguma vinculação em função de interesses comuns.


O filósofo Aristóteles defendia que o ser humano necessitar viver em comunidade.

Deus não nos criou para vivermos isolados. Somos parte de um corpo e todos os membros são importantes. Temos necessidade de nos relacionarmos uns com os outros. Estar numa igreja é andar na mesma direção que outras pessoas, uma ajudando a outra.

AUTO ANÁLISE


Olhando pra dentro de você, o que tem feito para melhorar a sua igreja? O que tem feito para agregar os novos convertidos, visitantes ou os novos membros? 

Quantas vezes você deu falta de alguém e ligou, mandou uma mensagem ou fez uma visita, demonstrando interesse? 

Será que alguém já pensou ou já saiu da igreja por SUA causa?

Trate como gostaria de ser tratado e aja como gostaria que agissem com você. 

Se fizermos a nossa parte, certamente teremos uma igreja com bases consistentes e espiritualmente saudável.

Deixe de olhar para as pessoas e olhe somente pra Jesus, pois Nele, suas expectativas sempre serão supridas. Quando você sai da igreja por causa das pessoas, você nunca esteve lá por causa da Jesus!

Com amor,
Regiane

2 comentários

  1. Seu post me fez voltar ao passado...Fiquei 10 anos fora da "igreja", mas curiosamente não foi por nenhum dos motivos que citou por exemplo, mas porque algo me incomodava e eu não sabia o que era. Descobri anos depois que, quem reinava naquela igreja era a religiosidade e não Cristo. Era isso que me incomodava e eu não sabia. Infelizmente hoje em dia há muitas "igrejas" assim, e as pessoas acabam se afastando porque na verdade não aprenderam nada sobre o verdadeiro Cristo. Que Deus continue te edificando! 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade!

      Me limitei a comentar sobre os motivos que me levaram a sair da igreja algumas vezes, pra poder falar com propriedade e verdade sobre o assunto, mas reconheço que há inúmeras outas razões.

      A igreja deve ser um lugar para aprendizado seguro, mas preciso admitir que infelizmente, não tem sido assim!

      Por isso é tão importante estarmos enraizados profundamente em Deus, para termos discernimento para separarmos o joio do trigo.

      Obrigada por sempre estar aqui :-)

      Excluir

A melhor forma de demonstrar que você se importa, é dizendo! Comente :-)