Afinal, o que é sair do raso?

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Sair do raso, abandonar e superfície e mergulhar nas profundezas de Deus é sair do que chamamos de “Zona de Conforto”.

“Zona de Conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado.”

Saio da minha zona de conforto todas as vezes que preciso viajar de avião. Me sinto mais segura no solo. É como se no chão, eu ainda tivesse um certo controle da situação. Já no ar, onde tudo é muito desconhecido por mim, me sinto impotente.

É bom ter o controle da nossa vida e estar no comando de tudo o que acontece. Mas nem sempre isso dá certo.

Em Lucas 5:1-11, temos um belo exemplo do que é sair do raso e confiar em Deus. Essa passagem fala sobre a “Pesca Maravilhosa”.

Pedro era um pescador experiente, “manjava dos paranauê”. O cara era profissional e estava acostumado a desempenhar aquela função. Era um exímio pescador.

É importante ressaltar que a pesca era uma atividade econômica muito importante naquela época. 

Fico imaginando Pedro, Tiago e João naquele barco. A noite inteira lançando as redes e não pegando nada. Imagino que eles tenham ido nos pontos que já estavam acostumados e que era peixe na certa, mas voltaram de mãos vazias.

Quando eles saíram do mar e estavam lá, limpando o barco e lavando as redes, Jesus chegou e pediu pra eles voltarem ao trabalho e lançar as redes novamente. Não no mesmo lugar. Eles precisavam ir pro “mar alto, onde as águas são mais profundas” Lucas 5:4

Pedro respondeu: “Mestre, nos esforçamos a noite inteira e não pegamos nada”. Pedro Tiago e João estavam exaustos.

Se eu pudesse fazer balõezinhos de pensamentos pra Pedro, eu faria: “Poxa Jesus, tô cansadão. Trabalhamos a noite toda. Tu sabes disso. Tentamos de tudo. Faço isso todos os dias, mas hoje não deu, não rolou”.

Jesus sabia que eles tinham tentado pescar a noite toda.

Daí Pedro completa: “Mas, porque MANDAS, lançarei a rede”. Balõezinhos de pensamento: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo, Não que eu ache que vai dar certo, entretanto, mesmo cansado, mesmo sem vontade, mesmo tendo acabado de sair dali, escolho te obedecer”.

Talvez você tenha esgotado todas as possibilidades e esteja muito cansado. Ainda assim, escolha obedecer.

Pode ser que alguém tenha olhado torto pra eles. A Bíblia diz que Jesus estava cercado de pessoas, e eu e você sabemos que onde há muitas pessoas, há também divergências de pensamentos. Pode ser que alguém tenha tentado desencorajá-los. Mas escolheram obedecer.

 “E fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes e rompia-se a rede". Lucas 5:6-7

SAIA DO RASO E VÁ MAIS FUNDO, MESMO QUE VOCÊ NÃO SAIBA NADAR



Deus tem nos chamado todos os dias a sairmos do raso. Ele tem nos convidado a ir pra o mais profundo, onde Ele controla a situação. Precisamos estar dispostos a largar toda a nossa certeza e simplesmente obedecer.

Sair do raso é se aprofundar no conhecimento da Palavra. É não se contentar somente com o culto de domingo. É abrir mão da sua carne, das suas vontades e do seu "Eu". Ser guiado pelo Espírito. Sair do raso é não olhar para as circunstâncias e confiar plenamente em Deus.

Sair do raso é abandonar de vez o relacionamento superficial que se tem com as coisas do Reino. É ter sede de intimidade com o Pai, Filho e Espírito Santo. Só tem intimidade quem tem relacionamento. Deus nos chama para nos aprofundarmos Nele e conhecer o Seu coração.

Precisamos ser Pedro. Precisamos urgente crucificar a nossa carne e abandonar todos os maus hábitos que nos afastam do nosso Pai.

O que te afasta? O que te separa da comunhão? O que te impede de sair do raso?

Entretanto, apesar de tudo, escolha OBEDECER!

Com amor, 
Regiane 

4 comentários

  1. Bom dia querida! Lá vai textão...
    Primeiro, quero te parabenizar pela sua bela escrita e por ter escolhido o IDE em vez das festas, mas ainda penso que você pode falar dos dois, ou melhor, usar a arte para levar Cristo. Pois acredito que o nosso dom natural tem a ver como nosso propósito, nosso ministério.

    Segundo, fiquei fuxicando seu blog, sobre você... E amei tudo! De verdade. Espero que não deixe de blogar mais, nunca mais! Há pessoas que precisam de vocÊ.

    Terceiro, esse post foi literalmente para mim! Gratidão por compartilhar o que Cristo colocou no seu coração.

    Bem-vida novamente a blogosfera! Conte comigo Regi! Bjoss

    http://minhavidacontadaempoesia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ananza!!!! {que nome lindo é esse???}

      Seguindo os "tópicos" que você fez:

      - Primeiro: Optei por ter somente esse blog {talvez por enquanto, vai saber}, por causa do tempo que ele demanda. É muita coisa pra fazer, e ter dois + o meu trabalho + mais tomar conta de casa e da minha filha, acabaria fazendo alguma dessas coisas "mais ou menos". Então, aqui dentro do blog, trarei elementos das festas e de design pra agregar sim. Tudo dentro do propósito do blog.

      - Segundo: menina do céu, temos uma "xeroque rolmes" aqui? hahahahahaha. Pode deixar que "blogarei" até que Deus permita. Enquanto for relevante para o Reino, estarei aqui.

      - Terceiro: Só de ler isso, já valeu ter escrito! Fico grata por Deus ter feito essa ponte e que você tenha vindo parar aqui e se identificado com o post!

      Estou muito feliz mesmo, de te ter aqui. Fui no seu blog e, MEU DEUS, quanto texto lindo e profundo vc publica!

      Mais uma vez, obrigada pela visita <3

      Com amor,
      Regiane

      Excluir
  2. Gratidão ❤ Conte comigo não só na blogosfera, mas na vida, como sua irmã em Cristo 😘

    ResponderExcluir
  3. Sua linda! Faço minhas as suas palavras!!!

    ResponderExcluir

A melhor forma de demonstrar que você se importa, é dizendo! Comente :-)